Como Escrever uma Carta de Apresentação em 8 Passos Simples: Guia 2022
Aprenda a criar facilmente uma carta de apresentação profissional com nosso guia passo a passo. Seja para escrever uma carta de apresentação sem experiência profissional ou uma carta de apresentação especulativa. Não tema, este post abrange tudo e mais que você precisa saber sobre como escrever uma ótima carta de apresentação. Você nunca mais precisará procurar um exemplo de carta de apresentação!
Você pode estar se perguntando por que deve incluir uma carta de apresentação em sua candidatura a emprego. Atualmente, uma carta de apresentação é necessária. Temos passos fáceis de seguir com exemplos, algumas dicas extras e respostas às perguntas frequentes para garantir que sua carta esteja em ótima forma e que o processo de escrevê-la seja o mais indolor possível.
Pontos-chave de relance:
- O que é uma carta de apresentação e por que é importante?
- Layout da carta de apresentação
- Como escrever uma carta de apresentação em 8 passos
- Enviando sua carta de apresentação
- 6 Dicas para a carta de apresentação perfeita
- Conclusões principais
O que é uma Carta de Apresentação e por que você precisa de uma?
Uma carta de apresentação é um breve documento em Word que você envia a um gerente de contratação ou recrutador junto com seu currículo. Por que você precisa de uma carta de apresentação se já tem um currículo? Uma carta de apresentação difere de um currículo porque é escrita especificamente com o emprego para o qual você está se candidatando em mente, permitindo que você destaque áreas específicas que acredita torná-lo adequado para o cargo.
Quando feita corretamente, uma carta de apresentação permite que você fale diretamente sobre como suas habilidades e experiências de trabalho se alinham com o trabalho específico que você está buscando. Também permite que você dê a entender ao avaliador que você é simpático, único e provavelmente será uma adição valiosa à equipe.
Quando você precisa de uma Carta de Apresentação?
Ao enviar um currículo para um emprego, você deve sempre incluir uma carta de apresentação. Por outro lado, uma candidatura a emprego deve especificar se uma carta de apresentação deve ser incluída com o seu currículo. Se você incluir uma quando lhe foi pedido para não fazê-lo, um possível empregador pode pular e ir direto para o seu currículo, ou eles podem pensar que você é ruim em seguir instruções simples.
Se você não incluir uma carta de apresentação, poderá incluir uma breve introdução no início do seu currículo (se houver espaço). Abordamos as introduções em nosso guia para escrever um currículo.
Se uma descrição de trabalho não mencionar uma carta de apresentação, inclua uma só por precaução. Se escrever é um aspecto importante do trabalho, esta é uma excelente oportunidade para demonstrar suas habilidades.
Se você estiver se candidatando online, pode enviá-la por e-mail ou imprimir uma cópia para acompanhar sua inscrição em papel.
Como Começar uma Carta de Apresentação
Primeiramente, você deve realizar uma pesquisa. Dedique tempo para pesquisar a posição que está se candidatando, bem como a empresa, e use essas informações para personalizar sua carta de apresentação para a vaga anunciada. Você deve conhecer a missão da empresa, seus concorrentes, mercados-alvo, papel na empresa e habilidades necessárias antes de escrever uma carta de apresentação.
Layout da Carta de Apresentação
Cartas de apresentação e currículos raramente são enviados em cópias físicas em 2022, e isso já é o caso há algum tempo, mas a carta de apresentação ainda deve ser escrita de maneira formal como qualquer outra carta comercial, digital ou não. Embora não haja regras fixas para escrever uma carta de apresentação, é fundamental que ela tenha uma boa estrutura se você quiser impressionar os recrutadores.
A questão é que você não precisa ser criativo ou mesmo bom em escrever. Tudo o que você precisa fazer é seguir nossos passos e terá uma carta de apresentação perfeita. Esta é a estrutura básica, que abordaremos com mais detalhes se você continuar lendo.
- Adicione suas informações de contato
- Endereçando o gerente de contratação
- Apresente-se
- Segundo parágrafo: Mostre como a empresa se beneficiará ao contratá-lo
- Terceiro parágrafo: O que você pode fazer pela empresa?
- Fechamento formal: Reitere seu interesse
Então, como escrever uma carta de apresentação em oito etapas simples?
8 Passos para Escrever sua Carta de Apresentação
Como deve ser uma boa carta de apresentação? Use estes oito passos para criar um modelo de carta que você possa personalizar para qualquer trabalho.
Passo 1: Cabeçalho com Informações de Contato
Iniciar sua carta de apresentação com uma seção de informações de contato, assim como em um currículo, é crítico: aqui está toda a informação que você precisará incluir:
- Nome Completo
- Número de Telefone
- Data
- Nome do gerente de contratação / seu título profissional
- Nome da empresa para a qual você está se candidatando
Em certos casos, você também pode considerar adicionar
- Qualquer tipo de perfil de mídia social que seja relevante para sua área. LinkedIn, GitHub (para desenvolvedores), Medium (para escritores) e outros perfis de mídia social.
- Você pode mencionar seu site pessoal se ele agregar valor à sua candidatura de alguma forma. Se você é um escritor profissional, por exemplo, pode incluir um link para seu blog.
- Aqui está o que você não deve incluir no cabeçalho:
- Seu endereço completo
Endereço de e-mail não profissional - ao se candidatar a empregos, mantenha seu endereço de e-mail formatado com seu nome e sobrenome.
Passo 2: Endereçando o gerente de contratação.
Depois de ter listado corretamente as suas informações de contato, você deve começar a escrever o conteúdo da carta de apresentação. A carta de apresentação deve ser dirigida ao gerente de contratação como primeiro passo. Se você souber quem é o gerente de contratação, dirija sua carta de apresentação especificamente a ele.
O que colocar em uma carta de apresentação se você não conhece o nome do destinatário?
Se você não sabe o nome do destinatário e está se perguntando como abrir uma carta de apresentação, use uma das saudações formais mais comumente usadas, 'Prezado Gerente de Contratação' ou 'Prezado Comitê de Contratação'. Introduções como "A quem possa interessar" ou "Prezado Senhor ou Senhora" são muito desatualizadas para uma carta de apresentação, enquanto saudações como "Ei!" e "Olá" são sempre muito casuais.
Passo 3: Primeiro parágrafo
É aqui que você se apresenta. As primeiras impressões são importantes, especialmente na busca por emprego. Os recrutadores recebem centenas, se não milhares, de inscrições. Eles provavelmente não lerão cada carta de apresentação do começo ao fim.
Portanto, é crucial chamar a atenção deles logo no primeiro parágrafo. Para realmente chamar a atenção do leitor, você deve começar com 2-3 de suas realizações mais significativas. As realizações devem ser ideais e relevantes para a posição. O propósito da carta deve ser declarado na declaração de abertura. Prossiga declarando o cargo para o qual você está se candidatando, onde o viu anunciado e quando pode começar.
Passo 4: Segundo parágrafo
Mostre como a empresa se beneficiará ao contratá-lo. Destaque a experiência de trabalho relevante e demonstre como suas habilidades se alinham com os requisitos específicos da descrição do trabalho. Identifique outras qualidades e explique como elas podem ajudar a organização. Mas, antes de escrever qualquer coisa, você deve entender quais são os requisitos mais importantes do trabalho. Portanto, abra a descrição do trabalho e avalie quais responsabilidades são as mais importantes.
Passo 5: Terceiro parágrafo
O que você pode fazer pela empresa? Você é o candidato ideal? Esta é a sua oportunidade de demonstrar o que pode fazer pela empresa. Descreva seus objetivos de carreira (seja específico para a posição para a qual está se candidatando) e expanda sobre pontos-chave em seu CV, incluindo exemplos para apoiar suas habilidades. O gerente de RH considera mais do que apenas se você será bom em seu trabalho. Eles querem a pessoa certa, alguém que se encaixe bem na cultura da empresa. Você também deve persuadir o gerente de RH de que está entusiasmado em trabalhar com eles.
Para começar, aplique tudo o que aprendeu sobre a empresa por meio de sua pesquisa. Você quer saber coisas como: qual é o modelo de negócios da empresa? Que produto eles estão vendendo? Você já o usou? Qual é a cultura? Então, você deve decidir o que gosta na empresa e traduzir isso em texto.
Passo 6: Último parágrafo
Reitere seu interesse na vaga e indique que gostaria de se encontrar para uma entrevista de emprego. Complete quaisquer pontos que não tenham sido abordados nos parágrafos anteriores. Você tem mais algo a dizer? Há algo mais que o gerente de recrutamento poderia usar para decidir?
Você também deve expressar sua gratidão ao gerente de contratação por ter dedicado tempo para ler sua candidatura. Ser gentil nunca machuca, desde que você não pareça excessivamente dependente. A última frase da sua carta de apresentação deve ser um chamado para ação. Você deve pedir ao gerente de recrutamento que atue em seu nome.
Passo 7: Assinatura e encerramento formal
Por fim, encerre sua carta de apresentação com uma saudação de encerramento profissional. Se você conhece o nome do gerente de recrutamento, finalize sua carta de apresentação com 'Atenciosamente' ou 'Atentamente', se não conhecer, e depois adicione seu nome abaixo. Lembre-se de assinar sua carta de apresentação à mão se estiver imprimindo. Sinta-se à vontade para adicionar uma assinatura digital para um toque de personalização se estiver se sentindo realmente criativo.
Passo 8: Como formatar uma carta de apresentação
- Sua carta de apresentação deve ser bem apresentada, concisa e direta.
- Verifique se suas informações de contato estão alinhadas à direita. O resto do texto deve estar alinhado à esquerda.
- Use espaçamento simples ou espaçamento de 1,15 linha em todo o texto.
- Use espaços duplos entre parágrafos.
- Use um modelo comparável ao seu CV.
- O comprimento não deve exceder uma página (A4).
- Use uma fonte profissional como Helvetica ou Calibri.
- Envie a carta de apresentação como um anexo PDF.
Releia e revise
Verifique sua carta de apresentação quanto a erros de ortografia, gramática e erros gramaticais várias vezes antes de enviá-la. Ler a carta em voz alta pode ajudá-lo a identificar frases desajeitadas ou frases muito longas. Existem alguns erros comuns que todos tendem a negligenciar, então leia lentamente e com cuidado, examinando cada palavra. Verifique duas vezes a ortografia do nome do gerente de contratação se ele aparecer em sua saudação.